família
Lactente – Alimentação e diversificação alimentar
Caso: A Leonor é uma menina de 6 meses, 2ª filha de um casal divorciado. A Leonor vive com a mãe e com o irmão de 4 anos.
Identificação, caracterização e planeamento das diferentes etapas da estrutura da consulta de acordo com o modelo Bright Futures
Contexto
Neste caso, estamos perante uma família monoparental. Neste tipo de famílias os principais problemas associados são: gerir as dificuldades financeiras e a falta de tempo e de energia do progenitor para educar os filhos. A ausência de um pai no lar provoca um aumento da carga opressora na mãe e priva os filhos de um modelo de papel masculino. Os progenitores têm tendência para se sentirem oprimidos pela responsabilidade, deprimidos e preocupados com a sua capacidade de enfrentar as dificuldades emocionais dos filhos.
Prioridades para a visita A primeira prioridade para a visita é responder às dúvidas e preocupações dos pais perante o comportamento e o desenvolvimento da criança: “Há alguma preocupação específica, alguma dúvida em relação à Leonor que queira esclarecer? Notou alguma alteração significativa no comportamento da Leonor?”. Outras prioridades são: o bem-estar parental (saúde, papel parental, responsabilidades, suporte familiar, relações familiares); o comportamento da criança (relação progenitor-criança, rotinas, sono, mudanças de comportamento, atividade física, comunicação e conforto); Interação criança-família (retorno ao trabalho, ida para o infantário e cuidado da criança); Nutrição (rotina das refeições, alimentação equilibrada, sinais de carências alimentares, estratégias de alimentação e maneira de alimentação); e, por fim, a segurança da criança.
Supervisão de saúde
História
1) História de saúde da criança, nomeadamente, a história gestacional, alimentar detalhada, imunizações, crescimento e desenvolvimento.
Nesta fase a informação é imensa,