trabalho de fisica
Cada elétron de um átomo possui um momento dipolar magnético orbital e de spin, que se combinam vetorialmente. A resultante dessas duas grandezas vetoriais se combina vetorialmente com as resultantes dos outros elétrons do átomo, e a resultante de cada átomo se combina vetorialmente com as resultantes dos outros átomos em uma amostra de um material. As propriedades magnéticas dos materiais são os resultados da combinação de todos esses momentos dipolares. Essas propriedades podem ser classificadas em três tipos básicos: Diamagnetismo, Paramagnetismo, Ferromagnetismo.
1 Diamagnetismo = Existe em todos os materiais, mas é tão fraco que geralmente não pode ser observado se o material possuir uma das outras propriedades. No diamagnetismo momentos dipolares magnéticos são produzidos nos átomos do material apenas quando este é submetido a um campo magnético externo, a combinação desses momentos dipolares induzidos resulta em um campo magnético de baixa intensidade no sentido contrário ao do campo externo, que desaparece quando esse campo é removido. O termo material diamagnético é aplicado a materiais que apresentam apenas propriedades diamagnéticas.
2 Paramagnetismo = É observado em materiais que contêm elementos da família dos metais de transição. Os átomos desses elementos possuem um momento dipolar magnético diferente de zero, mas como os momentos dos átomos estão orientados aleatoriamente o campo magnético resultante é zero. Entretanto, um campo magnético externo pode alinhar parcialmente os momentos dipolares magnéticos atômicos, fazendo com que o material apresente um campo magnético resultante no mesmo sentido do campo externo, que desaparece quando o campo magnético externo é retirado. O termo material paramagnético é aplicado aos materiais que apresentam apenas propriedades diamagnéticas e paramagnéticas.
3 ferromagnetismo = É observado apenas no ferro, níquel, cobalto e alguns outros elementos( e em compostos e