kelvy
Como dito algumas vezes em sala, a Filosofia pode ser entendida como uma nova postura do Ser Humano diante do mundo, uma nova postura acerca de nossa capacidade de produzir conhecimento sobre a realidade. Dito isso, explique o que diferencia a Filosofia do que chamamos conhecimento mítico religioso.
O problema do conhecimento: “Como conhecemos as coisas de um modo verdadeiro?” Quais os aspectos decisivos desse problema, aquilo que chamávamos de variáveis significativas? Por que é tão importante para os filósofos encontrar uma resposta para essa questão?
Abordando o “Problema do Conhecimento”, alguns filósofos, especialmente os chamados présocráticos, suspeitaram que a solucão poderia ser encontrada investigando antes de tudo o que são propriamente as coisas, elas possuem uma essência, um princípio fundamental, que princípio seria esse ao qual tudo o que existe estaria submetido?
Todas essas perguntas constituem o “Problema do conhecimento”. Explique que aspectos das coisas surgiram como decisivos para solução do problema.
… em Parmenides
Como Parmênides aborda o “Problema do Ser”? Em que aspectos sua solução de diferencia da de Heráclito? Em que ponto eles concordam?
Que argumentos Parmênides apresenta para sustentar sua posição?
Considerando a distinção entre essência e aparência proposta por Parmênides, explique de que modo ele acreditava que o Ser Humano poderia alcançar constatações verdadeiras sobre as coisas? Por tabela, explique de que modo, segundo ele, chegaríamos à opiniões?
… em Platão
Como Platão aborda o “Problema do Ser”? Ou seja, qual seria, de acordo com sua visão, o modo correto de se interpretar as coisas que observamos aqui? Por exemplo, uma maçã?
Por que sua posição se diferencia dos chamados Sofistas?
Que argumento leva Platão a