Relatório da primeira aula de campo
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DISCIPLINA: GEOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA
VICENTE KELVY MEDEIROS ARAÚJO
RELATÓRIO DA PRIMEIRA AULA DE CAMPO
MOSSORÓ-RN
JUNHO/2014
INTRODUÇÃO
No sábado dia 07/06/2014 realizamos, auxiliados e guiados pelo professor Marcelo Tavares, nossa primeira aula de campo, uma viagem ao longo da BR304 com destino ao Pico do Cabugi, com sete paradas estratégicas, incluindo o pico, objetivando trazer o que foi aprendido na sala de aula para o campo.
Nas 7 paradas, saindo da região sedimentar e entrando na região cristalina, os alunos tiveram a oportunidade de ver os três grandes grupos de rochas, sedimentares, metamórficas e ígneas saindo da região litorânea e caminhando para a região central do estado, por cerca de 160 km.
O Rio Grande do Norte, estado relativamente pequeno, apresenta uma grande diversidade de rochas, sendo nas regiões mais centrais do estado mais comum a presença de rochas cristalinas (rochas mais antigas) e na região litorânea, a presença de rochas sedimentares. A aula pratica nos auxiliará na observação e análise do ambiente.
Poderemos observar ao longo da excursão, uma grande variedade de paisagens e relevos, diferentes tipos de formações rochosas e por fim uma formação geológica que poderá ser um dos principais polos políticos da região.
1ª Parada:
A primeira parada foi uma parada estratégica na chamada depressão periférica da chapada do Apodi, ainda na região sedimentar, um local de recarga devido às águas das chuvas que caem nesse local reabastecerem os poços subterrâneos (Aquíferos) que se encontram nessa região. O local da primeira parada, diferente do centro de Mossoró, apresenta uma grande quantidade de rochas expostas, sendo a mais encontrada o calcário Jandaíra, que prova que no passado, no período cretáceo, nessa região encontrava-se um ambiente