Família
O conceito histórico de família O termo "família" é derivado do latim "famulus", que significa "escravo doméstico". Este termo foi criado na Roma Antiga para designar um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas ao serem introduzidas à agricultura e também à escravidão legalizada.
Estrutura familiar – Tipos de família Esta é uma instituição que está sempre em mudança, ou seja, ao longo dos anos têm surgido novos tipos de família. Podemos dizer que atualmente existem quatro tipos de famílias:
• Família nuclear: é constituída pelo pai, mãe e os respectivos filhos, onde os pais têm a função de educá-los. É o tipo de família que atualmente predomina na sociedade.
• Família monoparental: é constituída pelo pai ou a mãe e os respectivos filhos. Isto acontece em caso de separação e não voltarem a se casar. O que tem levado ao aumento de famílias monoparentais são os altos índices de divórcio.
• Família recomposta ou reconstruída: como o próprio nome indica, é uma família reconstituída, ou seja, um casal que já tem filhos de um casamento anterior e que volta a se casar ou se junta.
• Família homossexual: é um novo tipo de família que consiste em duas pessoas do mesmo sexo estarem casadas e partilharem a mesma casa. Nesse caso, em muitos países, a adoção de uma criança por parte dessa família ainda é um assunto muito discutido.
Funções da família
A família como instituição tem como principal função a socialização e transmissão de