familia
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Ciências Sociais
Disciplina: Sociologia Urbana (CIS 411)
Professora: Thais Ferreira Rodrigues
Aluno(a):
Matrícula:
2º trabalho (35 pontos)
Instruções: Dentre as questões abaixo escolha 2 para serem respondidas e avaliadas. A estrutura da resposta deve ser a seguinte: introdução + desenvolvimento + conclusão. Se possível, faça analogias com outros autores estudados ou com representações da sociedade (audiovisual ou não)
A autora Lícia Valladares discorre acerca do mito de origem da favela, tendo como campo principal de estudo as favelas do Rio de Janeiro. Escreva sobre a transformação da favela em “problema” para os governantes e gestores cidade.
A favela durante muito tempo foi ignorada no contexto da sociedade, mesmo presente na paisagem, era um espaço onde ninguém sabia ou se importava o que passava. Com organização social própria, era um espaço territorial e social a parte. O levantamento das favelas começam com o relatório de Everardo Backhelser (1905-1906) tratando de habitações coletivas insalubres, sua “descoberta” já veio o caráter de ser problema, muito de tal porre relatórios medicos feitos logo após com um discurso higienista, tratando a favela como “lepra estetica” da cidade, necessitando de isolamento. Alfred Agache, arquiteto em (1927) se interessa pelas favelas tendo como guia “higiene como principio e embelezamento como fim”, e percebe a existência de famílias nas comunidades , a destruição das favelas deixa de ser a solução. Os primeiros estudos esbarraram em um problema que ainda é frequente nesse campo atualmente, Victor Tavares Moura em 1943 e Maria Hortência da silva em 1942, realizaram começaram estudos nas favelas, mas foram barrados pela associação de bairro por falta de retorno. Após essa levantamentos e estudos, mesmo que contendo as limitações provenientes dos preconceitos da época a favela ganhou uma maior