Porque as crianças brincam
O texto Porque as Crianças Brincam, relata que as crianças brincam não só por brincar ou porque gostam e sim porque lhes dá prazer.
A criança ao brincar ela pode expressar sentimento de raiva, agressão mesmo não estando zangada. E ao utilizar a brincadeira de forma agressiva e com raiva é para demonstrar algo que lhe tenha acontecido.
Para as pessoas as crianças brincam somente pelo simples prazer de brincar e não aceitando que é através das brincadeiras elas expressam as suas angustias e ansiedades. E quando a angustia se torna muito forte devido ao ambiente que vive ou pelo modo que é tratada a criança vai buscar prazer explorando e procurando outras formas de gratificação, tal como a masturbação, o se tocar.
Brincando a criança adquiri experiência importante. Através da brincadeira a criança aprende a se socializar com as outras crianças emocionalmente e socialmente desenvolvendo assim as relações sociais.
A brincadeira serve de vinculo entre a relação com a realidade interior e exterior, pois é nas brincadeiras que a criança começa a ter idéia da função do seu corpo, tendo assim um equilíbrio emocional e mental e a utilizar as atividades corporais nas brincadeiras.
Quando a criança vive uma crise de angustia muito forte onde a fantasia não existe e a busca do prazer está na masturbação e não mais em brincar é porque a criança percebe que sua realidade interior não é igual á exterior, ou seja, que o seu mundo de fantasia e pensamentos não é igual ao mundo em que ela realmente vive, tendo assim um conflito de realidade e suas brincadeiras estão basicamente sempre em sonhos e não no mundo em que realmente vive.
A criança através da brincadeira quer mostrar um pouco que sente do seu interior para o seu exterior no ambiente em que vive querendo ser compreendida. As crianças menores utilizam a brincadeira para demonstrar o que querem e ser assim compreendidas, e as maiores já sendo desiludidas utilizam outras formas