familia
Esta monografia tem como tema: “A importância da leitura oral e escrita na Educação Infantil”. A escola atual almeja um leitor assíduo, capaz de codificar, compreender e ir muito além do que está implícito no texto, estabelecendo relações entre o texto que lê e outros já lidos e com a creche não é diferente.
O ensino de leitura assume um papel de particular relevância. A criança deve ser preparada para o ato de ler, e o professor tem a tarefa de despertar o interesse no educando, levando a uma atitude crítica diante da realidade. Assim, a formação dos educandos só será assegurada se a instituição for um local de produção de saber relacionado com a sociedade.
Leiturizar e/ ou Letrar alguém segundo Foucamber (1994, p.58) significa colocá-lo em contato direto com a escrita e a diversidade de textos, não importando que sejam gravuras para elaborarem uma leitura oral do que eles vêem, através da leitura visual as crianças começam a colocar em prática o ato de ler e de certa forma são capazes de serem críticos e não simplesmente decodificadores de sons.
Mediante isso a leitura como prática social, é sempre um meio, nunca um fim.
A criança precisa compreender que a leitura é uma necessidade pessoal, mesmo fora da Educação Infantil é necessário ler e buscar novos caminhos, e automaticamente uma prática constante de leitura o tornará seguro e confiante.
Tendo conquistado tal prática terá autonomia e independência para a compreensão da sociedade. Por outro lado, sempre fica a dúvida; será que nós educadores estamos ensinando e/ ou estimulando nossos educandos à prática da leitura?
Estamos ou não no caminho certo? O que devemos fazer para que nossas crianças não encontrem dificuldade futuramente no ato de ler e interpretar? São respostas que pretendemos dar com ênfase no final deste trabalho.
Esta monografia pretende despertar a reflexão sobre a formação dos educadores e educandos atuais. Diante dessa