Ciclo do café
Proposta: elaborar uma resenha crítica a partir do livro - A Revolução dos Bichos – e da seguinte temática: as relações entre Direito, Política e Poder no Brasil.
“A Revolução dos Bichos” (Companhia das Letras, 2006, 152 páginas), cujo autor é George Orwell nos narra através do livro a história de uma fazenda, a Granja do Solar, localizada na Inglaterra. Os animais na granja eram muito maltratados pelo Sr. Jones, proprietário da Granja do Solar. O autor procura retratar o socialismo real que ocorreu na antiga União Soviética através dessa fábula com o intuito de criticar o autoritarismo.
Certo dia ocorreu o boato de que o velho Major, o porco mais velho e o que mais possuía respeito dentre todos os animais, teve um sonho muito estranho na noite anterior e desejava contar aos outros animais. Todos os animais decidiram reunirem-se no celeiro com o intuito de ouvir o sonho do Major, mas para isso tinham que esperar o Sr Jones ir para casa. O Major esperou todos os animais chegar para iniciar a reunião. No entanto, antes de começar a contar seu sonho, o Major queria contar sobre sua visão de mundo que adquiriu ao longo de sua vida.
Com o discurso do major sobre sua experiência de vida aos animais da Granja do Solar, George Orwell, o autor do livro, quis descrever como Karl Marx juntamente com seu parceiro Friedrich Engels proferiu a realidade dos trabalhadores e quais eram as origens da exploração. As causas principais, segundo Marx, da exploração dos trabalhadores – no discurso do Major, fica subentendido que o Estado é a Granja do Solar e o governante é o Sr Jones - é o Estado e os governantes. Logo após o discurso o Major conta seu sonho. O sonho remete ao Socialismo no plano das ideias, ou seja, antes de se concretizar na URSS.
Após a morte do Major, os porcos mais inteligentes resolveram por em prática o sonho do velho Major. Bola-de-neve e Napoleão lideram a revolução contra o Sr Jones. Com isso