familia
O tecido muscular é formado por estruturas denominadas músculos. Possui origem mesodérmica, ou seja, o folheto embrionário que dará origem ao tecido muscular é a mesoderme. Além do tecido muscular, os músculos também são formados por tecido conjuntivo, onde se encontram os vasos sanguíneos que nutrem e oxigenam os músculos. As células que formam os músculos, as células musculares, são altamente contráteis, sendo sua principal característica a contração e a distenção, o que permite o movimento dos membros. São células alongadas, altamente especializadas e dotadas de capacidade contrátil, denominadas fibrasmusculares (miofibrilas). As miofibrilas são formadas por vários tipos de proteínas sendo que a actina e a miosina são as mais abundantes dentro das células.
Existem três tipos de músculos: O músculo estriado esquelético, estriado cardíaco, e liso.
Tecido muscular estriado esquelético:
Quando observado à microscopia de luz apresenta estrias transversais. É constituído por fibras cilíndricas, independentes, compridas (por vezes até 40 cm), multinucleadas, com muito sarcoplasma e sustentadas por tecido conjuntivo. Tem contracção rápida e vigorosa dependente de um grande controlo voluntário e de alguma regulação hormonal. É um tipo de tecido que se encontra inserido nos ossos através dos tendões, permitindo a efectivação da actividade voluntária e movimentos do esqueleto.
Tecido Muscular Estriado Cardíaco
Este tipo de músculo está presente no coração, constituindo o miocárdio.
O coração é um dos primeiros órgãos a se formar no desenvolvimento embrionário e sua contração está relacionada com o conceito de vida do ser humano, pois somente quando cessam seus batimentos é definido o óbito. Veja abaixo a localização do coração no organismo humano.
O coração humano possui quatro câmaras: dois átrios aonde chegam veias e dois ventrículos de