familia e escola
A importância do acompanhamento dos filhos na escola
. Ao tratarmos da educação escolar logo pensamos na sala de aula, compreendida então, como um espaço no qual deve acontecer à interação entre professor e alunos e o saber elaborado. Mas a educação vai além da sala de aula, todo contexto escolar deve possibilitar às crianças a apropriação de conhecimentos.
A escola, portanto, é a instituição responsável pela educação formal da criança.
Sendo assim, a formação integral do indivíduo é de finalidade da escola e da família, tendo como objetivo primeiro tornar os indivíduos cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade. A família tem papel fundamental no trabalho cotidiano na educação infantil. As expectativas dos pais em relação à educação de seus filhos variam de acordo com a posição social da família, sua concepção de escola e sua expectativa quanto ao futuro dos mesmos.
De um modo geral, ao levar os filhos à escola, os pais esperam que a criança seja cuidada e educada, se desenvolvendo e adquirindo conhecimentos (BHERING, DE NEZ, 2002).
A estrutura(familiar variável (atualmente não há apenas o tradicional modelo de família nuclear, constituída por pai, mãe e filhos), a inserção cada vez maior da mulher no mercado de trabalho e a complexidade da vida urbana levam a família a esperar da escola a formação de hábitos, valores e o cuidado com a saúde e higiene, além do ensino. De outro lado a escola, que com algumas práticas costuma atribuir apenas à família a responsabilidade pelo fracasso escolar provocando o afastamento justamente das famílias mais desfavorecidas.
Portanto, as dificuldades encontradas na relação escola –