Familia e escola/pedagogia
FLÁVIA RENATA SALES-RU 674316
HELOÍSA TELES PEREIRA- RU 668493
LADISLAU FURIM- RU 566673
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –
RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE
INDAIATUBA 2011
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho de Pesquisa e Prática Profissional tem por objetivos realizar uma análise sobre a questão da participação da comunidade no âmbito escolar, aliando teoria estudada e prática vivenciada, expondo resultados obtidos na pesquisa de acordo com os pontos de vista de diferentes profissionais da educação.
Inicialmente, pode-se afirmar que nos dias atuais a escola não pode viver sem a família e a família não pode viver sem a escola, pois, é através da interação desse trabalho em conjunto, que tem como objetivo o desenvolvimento do bem-estar e da aprendizagem do educando, os quais contribuirão na formação integral do mesmo.
A família é o primeiro contexto na qual a criança desenvolve padrões de socialização, deste modo, ela se relaciona com todo o conhecimento adquirido durante sua experiência de vida primária que vai refletir na sua vida escolar. Sendo assim, o sucesso na escola depende também, da colaboração familiar ativa.
É impossível colocar à parte escola, família e sociedade, pois, se o indivíduo é aluno, filho e cidadão, ao mesmo tempo, a tarefa de ensinar não compete apenas à escola, porque o aluno aprende também através da família, dos amigos, das pessoas que ele considera significativas, dos meios de comunicação, do cotidiano. Sendo assim, é preciso que professores, família e comunidade tenham claro que a escola precisa contar com o envolvimento de todos.
É necessário que família e escola se encarem responsavelmente como parceiras de caminhada, pois, ambas são responsáveis pelo que produz, podendo reforçar ou contrariar a influência uma da outra. Comunidade e escola precisam criar, através da educação, uma força para superar as suas dificuldades,