INTEGRAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: UMA PEDAGOGIA EFICAZ
Julho/2013
PROJETO
INTEGRAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: UMA PEDAGOGIA EFICAZ
APRESENTAÇÃO
A presença dos pais no ambiente escolar representa a possibilidade de efetiva participação dos mesmos no processo formativo de seus filhos, em colaboração mútua e efetiva com os educadores. É razoável ressaltar que as escolas que interagem com as famílias dos alunos ganham espaço e reconhecimento da comunidade, pois buscam conhecer e reconhecer necessidades individuais dos estudantes, como crenças, valores, trabalho e outras situações peculiares, alcançando mais claramente a identidade cultural do aluno.
Com base nessas considerações, foi formulado o presente projeto, que traz por finalidade promover uma atuação e integração efetiva entre família e escola, no sentido de construir resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
1. JUSTIFICATIVA:
O trabalho de Orientação Educacional, no contexto escolar, busca desenvolver suas funções junto aos alunos, em prol do desenvolvimento de aprendizagens significativas, que façam da escola um espaço democrático de construção de saberes necessários à formação humana. O centro de atenção máxima da escola deve ser sempre o aluno, pois é em função deste que a escola existe e, portanto, existe para ele.
O Orientador Educacional tem o papel de atuar com diretamente com o aluno, visto que a Orientação Educacional é entendida como um processo dinâmico, contínuo e sistemático, estando integrada em todo o currículo escolar. De acordo com as definições e propósitos que norteiam a ação da Orientação Educacional na escola, o aluno deve ser encarado como um ser global, o qual deve desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os aspectos: intelectual, físico, social, moral, estético, político, educacional e vocacional.
Hoje em dia, a Orientação Educacional apresenta-se como uma importante colaboradora do processo pedagógico. Sua função deixou de ser meramente psicológica