Atribuições de significados ao transplante renal
Ψ
v. 42, n. 1, pp. 23-30, jan./mar. 2011
Atribuições de significados ao transplante renal
Alberto Manuel Quintana
Taiane Klein dos Santos Weissheimer
Caroline Hermann
Universidade Federal de Santa Maria
Santa Maria, RS, Brasil
RESUMO
Este trabalho teve foco na investigação das atribuições de significados ao transplante renal de pacientes com
Insuficiência Renal Crônica (IRC) de um Hospital Universitário da Região Sul. Foi utilizado um método qualitativo e participaram doze pessoas na pesquisa. Os instrumentos utilizados foram a entrevista semidirigida e a autofotografia.
Para a análise dos dados foi empregada a técnica de análise de conteúdo, o que permitiu que fossem construídas quatro categorias temáticas: a ansiedade da espera, os conflitos ante o doador, as expectativas em relação ao devir e a vida antes e depois do transplante. Constatou-se que a possibilidade deste traz consigo uma série de repercussões psíquicas devido o fato de ser visto como algo que restitui a vida, proporciona bem-estar e sentimento de liberdade, mesmo levando em consideração que ainda persistem os cuidados com o corpo, com a alimentação e com os remédios. Palavras-chave: transplante renal; significados; doença renal crônica.
ABSTRACT
Meaning attributions to renal transplantation
The following paper aimed to research on the meaning attributions to the renal transplantation of the patients with
Chronic Renal Failure (CRF) of a University Hospital in the Southern region. A qualitative approach has been applied and twelve people took part in the research. The instruments used were the semi-directed interview and autophotography. In order to proceed with data analysis, the content analysis technique has been applied, allowing four theme categories to be constructed: the anxiety of waiting, the conflicts before the donator, the expectations with regard to the change, and the life before and after the transplant. It was set that this possibility brings