Análise de empresas no reclame aqui
Estratégias da Comunicação
Dupla: Louise Paes, Jhonathan Xavier e Renan Guiot
Análise no site Reclame Aqui (http://www.reclameaqui.com.br)
“Reclame Aqui é um dos maiores sites brasileiros de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Reclame_Aqui)
Esse novo modelo de comunicação aparece como uma ferramenta online onde o consumidor é “ouvido” não só pela empresa, mas também por outros consumidores. Aumentando o poder de voz dos clientes e expondo falhas e problemas de determinada empresa. Mostrando-se cada vez mais eficaz para os consumidores, esse novo meio de reclamação se tornou mais eficiente do que o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) por telefone e suas famosas musiquinhas que tornava o processo longo e muitas vezes ineficiente.
“(a tecnologia digital) É uma plataforma que permite um acesso muito mais fácil ao consumidor, em que é possível falar e também ouvir” (Perdidas no ciberespaço, Revista Amanhã)
Com o Reclame Aqui, a relação entre empresa e cliente se tornou mais próxima e os problemas resolvidos de forma mais rápida. Justamente pelo site tornar as reclamações públicas, a empresa tende a responder seu cliente o mais breve possível para que sua imagem não apareça de forma negativa no ciberespaço. Quanto mais ágil a empresa responder o cliente e quanto mais soluções ocorrerem, melhor será sua propaganda. Muitos usuários utilizam desta ferramenta para pesquisar sobre uma empresa antes de comprar algum de seus serviços ou produtos.
“cerca de 60% das mensagens sobre marcas são negativas. Este índice cai bastante se há ações para estimular rumores positivos” (Perdidas no ciberespaço, Revista Amanhã)
O site funciona de forma que qualquer pessoa pode fazer um cadastro a partir de um e-mail já existente, adicionando dados pessoais ou pela sua conta do Facebook. Logo após estar cadastrada, a pessoa se torna um usuário e sempre que se sentir lesado ou houver