Familia contemporanea
GRADUAÇAO EM SERVIÇO SOCIAL
ALDAIR PEREIRA DE JESUS
ANÁLISE SOBRE A FAMÍLIA COMTENPORANEA
SALVADOR
2013
ALDAIR PEREIRA DE JESUS
ANÁLISE SOBRE A FAMÍLIA CONTEMPORANEA
Trabalho Semestral apresentado ao Curso de Graduação de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Sociedade e Serviço Social, Ética, Política e Sociedade, Psicologia Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social II sob orientação dos professores: Adarly Rosana, Lineia Rampazzo, Márcia Bastos e Sérgio Goês.
SALVADOR
2013
“A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao tamanho a ser a mesma”. (Albert Einstein)
INTRODUÇAO
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise sobre a família contemporânea, suas transformações e o processo de construção da família. Desde as últimas décadas se vive mudanças sociais importantes nos diversos contextos sociais: vive-se o regime de acumulação de capital flexível; vive-se a globalização em suas dimensões socioeconômicas, culturais e tecnológicas.
Desde a Idade Média a família é a base da sociedade, tendo um enorme significado emocional. Em decorrer de vários fatores como a classe social, mercado de trabalho, mudanças de valores, entre outros, surgiram novos modelos de família. A família nuclear, apesar de ser a mais bem vista diante da sociedade, não é a única.
Há três tipos de família existente segundo a antropologia, como também os arranjos mais conhecidos perante a sociedade e fazendo uma breve análise sobre um que vem ganhando espaço na sociedade, causando várias formas de discussão. Qualificando a família como desenvolvedora do ser humano, de sua personalidade, e de seus sentimentos mais íntimos.
Desenvolvimento
Nas últimas décadas o mundo sofreu mudanças no plano social, devido aos