Gestao da informaçao
NOTA DE AULA 3
O que veremos nesta Nota de Aula:
Criação do conhecimento. A empresa criadora de conhecimento. Teoria da criação do conhecimento organizacional. Criação do conhecimento como processo sintetizador. Administração e promoção do conhecimento. Em uma economia onde a única certeza é a incerteza, a fonte certa de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento. Gestão do conhecimento. Ikujiro Nonaka e Hirotoka Takeuchi. (2008, pág. 39).
1. Introdução Nonaka e Takeuchi (2008) avaliam que a passagem para a Era que denominamos Sociedade do Conhecimento trouxe novos desafios para as empresas. Se nos primórdios da administração (administração científica de Taylor) o normal era evitar situações inesperadas (paradoxos), agora a postura adequada é de adaptação á estas situações. Isto faz sentido se pensarmos que o conhecimento, um processo extremamente dinâmico, é resultado da soma de dois componentes
aparentemente opostos: O conhecimento Tácito e o Conhecimento Explícito. A seguir veremos como acontece o processo de criação do conhecimento.
1
Mestre em Economia de Empresas, pela UCB - Universidade Católica de Brasília; Especialista em Finanças, pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina; Especialista em Controladoria, pela Faculdade Tibiriçá/SP. Servidor do Banco Central do Brasil.
2. Criação do conhecimento Para Nonaka e Takeuchi (2008), o conhecimento é criado quando transformamos o Conhecimento Tácito em Conhecimento Explícito ou vice-versa. Estes processos de transformação podem resultar em quatro modos de conversão de conhecimento. Vejamos a Tabela 1, a seguir.
Tabela 1. Modos de conversão do conhecimento Modo de conversão do conhecimento para o conhecimento Socialização Externalização Combinação Internalização Tácito Tácito Explícito Explícito Tácito Explícito Explícito Tácito
Fonte: Nonaka e