Gestao Informacao
artigo de revisão
GESTÃO DA INFORMAÇÃO: ferramenta da produção ou da significação?
Angela Maria Barreto*
RESUMO
Na sociedade atual, o conhecimento é questão estratégica.
O fator humano é visto como recurso e sua capacitação é parte da estratégia competitiva. Porém, até que ponto o enaltecimento do humano não é uma nova maneira de reprodução do capitalismo? Até que ponto a gestão do conhecimento considera aspectos da integridade do homem e de sua plena realização em sociedade? A Gestão da informação e do conhecimento tem compreendido que o conhecimento é produzido no sujeito. Porém, vê o conhecimento como processo linear e não cíclico e interativo o que significa que, nos processos de gestão, a concepção de fator humano não dá margem à sua emancipação e consolida a reificação do homem. Estas reflexões serão feitas com base nos modelos de gestão prescritos pelas Teorias Gerais da Administração e de suas influências nos processos de
Gestão da Informação e pela discussão da produção de sentidos que ocorre na dinâmica da cultura. Finalmente, aponta-se para a superação do trabalhador no novo espaço de construção de identidades culturais, quer seja na esfera do convívio nas organizações.
Palavras-chave
GESTÃO DA INFORMAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS
1 INTRODUÇÃO
A
sociedade atual apresenta-se como prolongamento da sociedade industrial, nascida no seio da modernidade, pautada na produção de bens de consumo e concebida pelos ideais do modelo econômico do capitalismo.
Nesta sociedade, o conhecimento é questão estratégica, visto sob a ótica econômica e o fator humano como recurso, sendo sua capacitação parte da estratégia competitiva.
Porém, até que ponto o enaltecimento do humano não é uma nova maneira de reprodução do capitalismo? Até que ponto a gestão do conhecimento considera aspectos da integridade do homem e de sua plena realização em sociedade?
O homem produz conhecimento e o conhecimento
Professora do Instituto