Como ser um exelente profissional
De acordo com Bruno soalheiro (Psicólogo, palestrante e consultor em desenvolvimento humano) O mesmo nos trás algumas experiências de como ser um excelente Profissional.
Passei um tempo razoável de vida estudando gerenciamento de projetos para ver na prática que cada empresa tem sua forma de gerenciar os projetos, e que é praticamente impossível que um projeto funcione 100% como está nos livros. Da mesma forma, os livros sobre RH que devorei incessantemente embora me sejam muito úteis para ter uma grande compreensão conceitual da área, pouco refletem a realidade do dia a dia que vivo.
A razão é: A vida nem sempre funciona como está nos livros!
Cada empresa tem seu jeito, suas urgências, seus processos, sua cultura e sua “Cara” seu “jeito de ser” e a maioria delas recorta “pedaços” das grandes teorias de gestão que exigem por aí para criar sua maneira bastante particular de funcionar.
Eu até hoje tenho sobrevivido e conseguido aos poucos galgar alguns degraus, única e exclusivamente por adotar uma postura que pode parecer antagônica. Estudar muito e me convencer todo dia de que não sei quase nada!
Entrar na vida profissional e sobreviver é um processo de aprendizagem comportamental praticamente do zero; embora você precise ter uma base teórica.
Parei de estudar só os livros e comecei a estudar a realidade á minha volta. Meus superiores, colegas, decisões tomadas na empresa, atitudes adequadas e inadequadas que presencio no dia a dia, tudo isto tem sido fonte incessantemente de crescimento e amadurecimento.
O mais complicado foi compreender que muitas vezes não se pode fazer a prática caber na teoria, e aceitar que na vida profissional algumas coisas vão passar longe do que os livros dizem e que muitas vezes, por força das contingências, é assim... Simplesmente.
Por fim quero dizer que, embora este post talvez esteja um bocado vago e auto-reflexivo, a mensagem a compartilhar aqui é de que apenas o questionamento