Falsas Memórias
Gary Yontef, Ph. D., ABPP, membro da Academia de Psicologia Clínica e Diplomado em Psicologia Clínica (ABPP) tem sido um gestalt-terapeuta desde o treinamento com Frederick Perls e James Simkin em 1965. Anteriormente em Psicologia UCLA Departamento de Faculdade e presidente do Comitê de Conduta Profissional da Associação Psicológica LA County, ele está em consultório particular em Los Angeles. Ele é um ex-presidente da GTILA e foi presidente de longa data da faculdade. Ele tem sido parte do conselho editorial da Gestalt International Journal (anteriormente The Gestalt Journal), editor associado da Gestalt Review, e conselheiro editorial do britânico Gestalt Journal. Ele é cofundador da IGP. Ele já escreveu mais de 50 artigos e capítulos sobre a teoria da terapia Gestalt, prática e supervisão e é o autor de consciência, o Diálogo e o processo: Ensaios sobre Gestalt Terapia.
“Processo, diálogo e awareness: ensaios em Gestalt-terapia”, de um dos grandes pensadores da abordagem gestáltica da atualidade Gary Yountef, consiste em uma coleção de ensaios sobre alguns dos temas essenciais na abordagem gestáltica; abordando temas relevantes relacionados com a prática clínica: diagnóstico, tratamento de distúrbios de caráter, trabalho com grupos etc.
O livro é divido em três partes, na primeira parte, Gary discute, em três capítulos: a história e política da Gestal-terapia, uma revisão da prática da Gestalt-terapia e tendências recentes em Gestalt-terapia nos Estados Unidos e o que precisamos aprender.
No capítulo inicial - Gestalt-terapia, o autor descreve os principais conceitos teóricos da abordagem gestáltica e os aspectos da prática terapêutica. A Gestalt-terapia é uma abordagem existencial-fenomenológica,que foi fundada por Frederick Perls e sua esposa Laura Perls,essa teoria ensina a terapeutas e pacientes o método fenomenológico de