inclusão escolar
Quando se propõe a trabalhar com Educação Inclusiva, deve-se ter como principio conhecer os interesses e as necessidades de cada aluno. Isso significa saber um pouco da história individual, a família e sua cultura. Isto é considerar o aluno como ser atuante sem expor os seus problemas, suas diferentes culturas, tendo dessa forma direito e aspectos valorizados. Assim a prática educativa deve buscar a compreensão de um ensino que alcance esses objetivos, através de projetos e recebendo a ajuda da comunidade que da mesma forma pode ser beneficiada.
Este trabalho tem como objetivo conhecer através dos professores e gestores da Escola Francisco Peixoto Magalhães Neto, no município de Saúde, saber como eles estão desenvolvendo o projeto sobre a diversidade, inclusão e também observar se está sendo realizado o que foi proposto no PPP.
2 DESENVOLVIMENTO
Para cumprir o que foi proposto da produção textual individual, foi escolhida a Escola Francisco Peixoto Magalhães Neto, que tem caráter público, a qual está situada na Travessa Agnelo Pereira, nº 90, na cidade de Saúde. Sendo o diretor José Maia S. Júnior e o pedagogo entrevistado Roberto Leonidio.
Esta escola desenvolve vários projetos, um deles é relacionado a diversidade e inclusão. Todos os professores estão sendo capacitado para suprir esse problema que vem atingindo todo o pais, principalmente quando se trata de portadores de necessidades especiais.
Este projeto conta com o apoio dos professores, gestores, alunos, pais e comunidade. Um trabalho feito através atividades de reflexão em sala de aula, palestras com os pais e professores apoiado pelas Secretarias de Saúde e Bem Estar Social que fazem parcerias com a Secretaria de Educação. Este projeto tem sortido efeito no município, pois, todas as escolas estão engajadas com o mesmo objetivos, assim