Inclusão escolar
|A INCLUSÃO ESCOLAR |
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresentará os principais pontos de uma situação que hoje atinge as escolas tanto Estaduais, como Municipal e Particular: a Inclusão Escolar.
A inclusão escolar visa reverter o percurso de exclusão de qualquer natureza e ampliar as possibilidades de inserção de crianças, jovens e adultos em escolas regulares. O movimento mundial por uma educação para todos vem se fortalecendo, sobretudo, a partir das últimas décadas.
A complexidade que envolve a questão da identidade pessoal, da identidade social e mesmo das identidades nacionais deve-se, em grande parte, à dualidade determinada pela presença ou ausência de participação ativa, dignidade e respeito. Em outras palavras, deve-se às situações de inclusão e exclusão ou marginalização do ser humano enquanto ser que pensa e age.
A escolha por esse tema foi pela observação em sala de aula, do trabalho com crianças que apresentam esse tipo de situação a partir do momento que chegam na escola. São situações novas que, nos educadores, estamos tentando compreender e de certa forma procurar meios para ajudá-las a superar todo esse processo.
Para todos aqueles que trabalham com Psicopedagogia é bastante comum a vivência de situações em que é preciso estabelecer a intervenção psicopedagógica em função das necessidades especiais da criança. Os brinquedos, jogos e materiais pedagógicos desempenham neste momento um papel muito importante.
O objetivo, neste estudo, implica em resgatar o sentido da "Educação Especial", ainda que isto possa desagradar aos que se colocam à frente das discussões sobre "Educação inclusiva", já que, diante de "necessidades educacionais especiais", a