inclusao escolar
Silvia Cristina SALOMÃO1
Kátia Regina Moreno CAIADO2
MANTOAN, Teresa E.; PRIETO, Rosângela G. In: ARANTES, Valéria A. (Org.). Inclusão
Escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Ed. Summus, 2006. 103p.
O livro Inclusão Escolar, da coleção Pontos e Contrapontos, lançado pela editora
Summus, destina-se aos leitores que se vêem envolvidos e interessados com a educação inclusiva, as políticas públicas e a formação de professores no contexto educacional brasileiro. Valéria Amorim Arantes, que organiza o livro, busca o diálogo entre as duas educadoras com larga experiência na área da educação especial: a primeira parte do livro compreende dois textos, um de cada autora; na segunda parte, Rosângela e Egler respondem perguntas entre si, e, na terceira, a organizadora Valéria faz perguntas às autoras. Diálogo é a palavra central da coleção, do qual, já na apresentação do livro, a organizadora convida o leitor a participar.
A professora da Unicamp, Maria Teresa Eglér Mantoan, escreve sobre os conceitos de igualdade e diferenças e sobre o direito à educação de qualidade para todos.
A professora da USP-SP, Rosângela Gavioli Prieto, escreve sobre o atendimento escolar com alunos com necessidades especiais e suas implicações, a partir das políticas públicas de educação no Brasil e sua articulação com a formação do professor.
Maria Teresa Eglér Mantoan alerta sobre algumas situações discriminatórias contidas em programas de inclusão escolar, que deveriam basear-se na justiça para todos. A inclusão, segundo a autora, é uma denúncia sobre a homegeneização estabelecida pelo sistema escolar, sem levar em conta as diferenças peculiares de cada um, aumentando a desigualdade social em favor da exclusão. Refletindo sobre as diferenças biológicas e sociais, afirma a necessidade de as diferenças sociais serem eliminadas. A autora ressalta que o discurso da modernidade, ao sustentar uma organização pedagógica onde todos