Fenomeno dos Transportes
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA-ICET
TECNOLOGIA-
CURSO: ENGENHARIA BASICA
DISCIPLINA:
DISCIPLINA FENOMENOS DOS TRANSPORTES
TRABALHO TEÓRICO
NOMES:
NOME LUCIANO OLIVEIRA BISSOLI
R.A. n° B51HJA-3
DIEGO RODRIGUES NERY
R.A. n° B5621A-0
TURMA EB3Q46
PROFESSOR: NATHALIA BELUCI
DATA DA ENTREGA
27/09/2013
Lei de Newton da Viscosidade
A Lei de Newton da Viscosidade diz que a relação entre a tensão de cisalhamento (força de cisalhamento x área) e o gradiente local de velocidade é definida através de uma relação linear, sendo a constante de proporcionalidade, a viscosidade do fluido. Assim, todos os fluidos que seguem este comportamento são denominados fluidos newtonianos.
Fluídos
Não-Newtonianos
(Cerâmica)
Podem ser divididos em dois grupos: Independentes do tempo de cisalhamento, sem tensão inicial – são aqueles que não necessitam de uma tensão de cisalhamento inicial para começarem a escoar. Compreendem a maior parte dos fluidos não newtonianos.
Dependentes do tempo de cisalhamento, os fluidos que possuem este tipo de comportamento apresentam propriedades que variam, além da tensão de cisalhamento, com o tempo de aplicação desta tensão, para uma velocidade de cisalhamento constante.
Propriedades intensivas e extensivas
As propriedades físicas podem ser intensivas e extensivas. As intensivas não dependem da quantidade da amostra, já as extensivas dependem da quantidade de material.
As substâncias podem ser analisadas e identificadas de acordo com suas propriedades físicas e químicas. As propriedades químicas estão relacionadas com a capacidade que a substância tem de transformar-se em outra. Já as propriedades físicas são aquelas que são analisadas e coletadas sem que a composição do material se modifique. Alguns exemplos de propriedades físicas são: massa, volume, temperatura, densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, estado físico (sólido, líquido e gasoso) e propriedades