Fenomeno de transporte
Disciplina: FENÔMENOS DE TRANSPORTE I
UNIDADE 1
Professor: Ricardo Geraldo de Sousa Belo Horizonte – MG - Brasil.
1
UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO
1.1 - Conceituação Básica 1.1.1) Processo de transferência: caracterizado pela tendência ao equilíbrio
● São divididos em (F.T.I):
a) Transporte de Massa: a diferença de concentração é a responsável pela transferência. Ex.: Dissolução de açucar num copo d’água.
b) Transporte de Energia: a diferença de temperatura é a responsável pelo fluxo de calor. Ex.: Aquecimento de uma das extremidades de uma barra metálica.
c) Transporte de Quantidade de Movimento: a diferença de velocidade é a responsável pelo fluxo de quantidade de movimento. Ex.: Aplicação de uma força cisalhante em um fluido. ● A importância dos processos de transferência está relacionada com os equipamentos (trocadores de calor, separadores, colunas de destilação, etc.) dos quais eles fazem parte.
Disciplina: FENÔMENOS DE TRANSPORTE I.
2
UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO
1.1 - Conceituação Básica 1.1.2) Modos (forma) de Processos de Transferência - Convectivo: + rápido. - Difusivo: + lento. ● Variáveis importantes: - Diferença de concentração; - Diferença de temperatura; - Diferença de velocidade; Exemplos: a) Dissolução de açucar em água: - com agitação: convectivo. - sem agitação: difusivo. b) Evaporação da água: - baixa temperatura: difusivo. - alta temperatura: convectivo.
Disciplina: FENÔMENOS DE TRANSPORTE I.
3
- Propriedades do meio; - Características do material; - Tipo de escoamento.
UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO
1.1 - Conceituação Básica 1.1.3) Meios: Sólido e Fluido ● Aspecto importante: deformação. ● Distinção: modo de resistência.
● Dois pontos de vista: - Força de compressão: paralela à normal. - Força de Cisalhamento: perpendicular à normal.
Exemplos.: a) Esfera caindo em um fluido viscoso. b) Seringa. 1.1.4) Comportamento dos Fluidos
● O fato de um fluido escoar mais facilmente do que