Fenomenos dos Transportes
ASSIS
2013
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Faculdade de ENGENHARIa
Trabalho Teórico Fenômenos dos Transportes
Trabalho apresentado como avaliação do quarto semestre, da disciplina Fenômenos dos Transportes, do curso de Engenharia da Universidade Paulista.
Orientadora: Natália Beluci
ASSIS
2013
Lei de Newton da viscosidade A Lei de Newton da Viscosidade é a relação entre a tensão de cisalhamento e a gradiente local de velocidade, é definida através de uma relação linear, sendo a constante de proporcionalidade, a viscosidade do fluido. Assim, todos os fluidos que seguem este comportamento são chamados fluidos newtonianos. Após a experiência de Newton com duas placas, conclui-se que após um intervalo de tempo (dt) a velocidade da placa superior era constante, assim a resultante é zero. Isso significa que o fluido em atrito com a placa superior origina uma força de mesma direção, mesma intensidade, mas com sentido contrario. Essa força é a força de resistência viscosa - F
Propriedades intensivas e extensivas As propriedades físicas podem ser divididas em duas denominações, podem ser intensivas e extensivas.
-Propriedades intensivas: Qualquer propriedade cuja magnitude independe da quantidade de substancia presente no sistema é uma propriedade intensiva. Exemplo: Temperatura, densidade relativa,...
-Propriedades extensivas: Qualquer propriedade cuja magnitude depende da quantidade de substancia presente no sistema é uma propriedade extensiva. Exemplo, o volume, a massa,... É importante compreender que algumas propriedades intensivas são derivadas de propriedades extensivas. Um exemplo é a densidade. Embora massa e volume sejam propriedades extensivas, densidade é uma propriedade intensiva. Sabe-se que a densidade da metade de um giz é igual a do giz inteiro, independente da quantidade da matéria.
Sistema e volume de controle