Falhas em Caldeiras
Gustavo Avancini
1
¹ MKS Serviços Especiais de Engenharia, Porto Alegre – RS, Brasil
*Luis Gustavo Ferrão Avancini. MKS Serviços Especiais de Engenharia, Rua Ângelo Dourado 194.
Porto Alegre – RS. 90200-060. Brasil. Fone +55 51 3371 1777. gustavo@mksservices.com.br
Resumo
Caldeiras de recuperação de álcalis são equipamentos essenciais em fábricas de papel e celulose pelo processo Kraft de produção. Falhas em operação de caldeiras de recuperação podem resultar em grandes perdas de produção e em sérios danos ao meio ambiente e aos trabalhadores. Atualmente, as paradas de manutenção estão ficando cada vez mais curtas e as caldeiras modernas cada vez maiores. A identificação dos principais problemas nas primeiras horas de uma parada de manutenção pode ser o fator decisivo para o sucesso dos trabalhos dentro dos prazos programados. O objetivo deste trabalho é identificar os problemas que mais têm ocorrido nos últimos anos em caldeiras de recuperação de álcalis. A partir da identificação, os principais problemas serão brevemente trabalhados a fim de comentar os métodos de inspeção e identificação, os mecanismos de dano e as boas práticas para evitar novas ocorrências.
Palavras Chave: caldeira de recuperação de álcalis, tubos compostos, ensaios não destrutivos (END).
Sessão: END
1
INTRODUÇÃO
Caldeiras de recuperação de álcalis são usadas na indústria de papel e celulose há décadas. São tipicamente caldeiras de circulação natural, que geram vapor superaquecido. Existem configurações com um ou dois balões sendo as mais modernas tipicamente com um balão.
Com o passar dos anos a complexidade dos materiais empregados na construção de caldeiras de recuperação de álcalis aumentou, com uso de ligas especiais e emprego de tubos compostos de aço carbono com camada coextrudada ou depositada por solda de aço inoxidável.
As regiões baixas da fornalha são tidas como as mais críticas de