Resenha sobre o filme Peões
Curso: Serviço Social
Disciplina: Classes Sociais
Professora: Mariela Becher
TRABALHO PRÁTICO SOBRE O FILME “PEÕES”
Kátia Maria Pereira Bezerra
Rio de janeiro, 07 de janeiro de 2014.
Ao analisar o filme Peões que conta sobre um momento histórico que aconteceu no nosso país num momento de luta, de esperança e de união. Este filme trata-se de um documentário em que várias pessoas que viveram e se envolveram nesse fato histórico do Brasil, contam através de depoimentos sobre o que presenciaram. Pessoas essas, que lutaram por uma causa justa e coletiva.
Em 1959 nasce no Brasil a Indústria automobilística. Empresas multinacionais se instalaram na região do ABC, na grande São Paulo. E partir disso, muitas pessoas que moravam no interior do Nordeste vêem a chance de melhorar de vida, indo para metrópole, e tentando um emprego que possa melhorar suas situações financeiras, com o sonho de conseguir dinheiro e retornar futuramente para seu estado de origem com uma vida mais confortável, e poder comprar uma casa própria e talvez até comprar um automóvel.
Porém, ao chegarem a São Paulo, como quem chega à Terra Prometida, se deparam com as oportunidades de emprego em metalúrgicas e em outras fábricas importantes, mas se deparam também com péssimas condições de trabalho e com uma relação de exploração dos donos de empresas para com os operários. E acabavam aceitando tudo isso por medo de perder um emprego e junto com ele, um sonho de uma vida melhor.
Um dos personagens que deu seu depoimento, foi o Seu Zacarias, que relatou que por muitas vezes largou a máquina em que trabalhava e ia ao banheiro chorar depois de ter sido humilhado pelo seu chefe e segurava a vontade de bater no chefe e largar seu trabalho, por tamanha revolta de ser tratado como um escravo sem nenhum tipo de respeito.
Em 1964 foi instalada uma ditadura que durou 21 anos. Os sindicatos sofreram intervenções e