Principais causas em acidentes com caldeiras
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESP. EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
1 PRINCIPAIS CAUSAS EM ACIDENTES COM CALDEIRAS
2 ALEXANDRE LUÍS DE MELLO
São Luís - MA
2010
3
4
5
6
7
8
9
10 PRINCIPAIS CAUSAS EM ACIDENTES COM CALDEIRAS
AUTOR: ENGENHEIRO ALEXANDRE LUÍS DE MELLO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO - UNICEUMA
São Luís - MA
2010
1 INTRODUÇÃO
Caldeiras são equipamentos amplamente utilizados na indústria e na geração de energia elétrica, visto que são muitos importantes para o processo produtivo e em alguns casos o principal equipamento. Em contrapartida são extremamente letais, podendo tornarem-se um verdadeira bomba, já que trabalham em determinadas situações com pressões muito acima da pressão atmosférica, por isso exigem extremo cuidado em todo o seu ciclo de vida, desde a sua concepção, projeto, construção, instalação, operação e descarte.
O objetivo deste artigo não é mostrar como funciona uma caldeira, até porque exigiria um aprofundamento muito maior sobre o assunto, no entanto é descrito alguns aspectos da caldeira, seu funcionamento, aplicação e os riscos envolvidos.
A pretensão do autor é apresentar a principal causa dos acidentes que envolvem caldeiras e vasos de pressão, para tanto se utiliza de relatos e dados estatísticos.
1 2 ASPECTOS DE UMA CALDEIRA
Caldeira é o nome popular dado aos equipamentos geradores de vapor, cuja aplicação tem sido ampla no meio industrial e também na geração de energia elétrica nas chamadas centrais termelétricas. Portanto, as atividades que necessitam de vapor para o seu funcionamento, em particular, vapor de água pela sua abundância, têm como componente essencial para sua geração, a caldeira. Esse equipamento, por operar com pressões acima da