fabricação do chocolate
Chocolate é o é o produto preparado com cacau obtido por processo tecnológico adequado e açúcar, podendo conter outras substâncias alimentícias aprovadas. Obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25 % (g/100 g) de sólidos totais de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados. Chocolate branco é o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 20% (g/100 g) de sólidos totais de manteiga de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados (Brasil, 2005).
2. OBJETIVO
O presente trabalho tem por objetivo mostrar os processos de fabricação do chocolate.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1. HISTÓRIA DO CHOCOLATE
3.1.1. Origem
O cacaueiro é uma planta nativa de uma região que vai do México, passando pela América Central até a região tropical da América do Sul, que vem sendo cultivada por pelo menos três mil anos na região. Alguns dos vestígios mais antigos de uma plantação de cacau foi datado de 1100 a 1400 a.C.
3.1.2. O chocolate no Brasil
Apesar de ter sua origem no continente americano, a produção e o consumo de chocolate no Brasil foi introduzido pela colonização dos europeus que já haviam aprimorado suas formas de produção e consumo. A cultura cacaueira foi introduzida no Brasil no século XVII pelos portugueses, sendo um importante produto da Amazônia Portuguesa.
Somente a partir da segunda metade do século XIX algumas fábricas foram instaladas no Brasil.
3.2. INGREDIENTES E COMPOSIÇÃO
O chocolate puro é feito de matérias-primas-chave, os grãos de cacau e o açúcar. Contudo, a composição completa varia em todo o mundo devido à diferença de gostos e