trabalho do senai
Disciplina almoxarifado
Equipe chocolate
VISITA TÉCNICA À FÁBRICA DE CHOCOLATES BIG BOM
Vitória da Conquista
2011
EQUIPE CHOCOLATE
VISITA TÉCNICA À FÁBRICA DE CHOCOLATES BIG BOM
Trabalho apresentado como exigência da matéria almoxarifado, ministrada pela professora Jeilza Andrade, do SENAI – Vitoria da Conquista.
Vitoria da Conquista
2011
Introdução
Theobroma, que do grego quer dizer "alimento dos deuses", é o nome de batismo do chocolate, que aconteceu em meados do século XVIII. O padrinho foi Carlos Linnaeus, um botânico sueco que conhecia muito bem a trajetória do chocolate através da história dos povos. Difícil encontrar quem não sinta a boca encher-se de água diante de um bombom caseiro ou de uma bela trufa.
O Brasil ocupa a 5º posição no ranking mundial em produção de chocolates, cerca de 305 mil toneladas/ano.
A fábrica de chocolates Big Bom possui uma história de trinta anos em Vitoria da Conquista, numa época onde não existia nenhuma empresa do ramo na cidade ela foi pioneira, e ao longo dos anos e mesmo com o surgimento de outras empresas especializadas no produto, ainda continua sendo a única a produzir chocolate na cidade. A produção é basicamente artesanal com a utilização de pouco maquinário, assim consegue manter um diferencial nos seus produtos, sendo esses distribuídos em toda a região, solidificando o nome e a historia da chocolates Big bom. A idéia da implantação surgiu depois de observada a carência de uma empresa do ramo na cidade, foram feitas pesquisas e a idéia foi “amadurecendo” até ser posta em pratica, tudo isso levou mais ou menos três anos para acontecer. E para o futuro as proprietárias pretendem modernizar a fábrica sem, no entanto perder o charme e a personalização de seus produtos, diferencial que a empresa possui.
Sobre a armazenagem:
Segundo a proprietária os ingredientes necessários para a fabricação do chocolate são