Precações
CURSO DE ENFERMAGEM – 2013/01
RESUMO
Lurian Tamara
DISCIPLINA: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM
URUGUAIANA – 2013
Precaução Padrão
Antes e após o contato com qualquer paciente, após a remoção das luvas e após o contato com sangue ou secreções é necessário que se lave com água e sabonete ou friccione as mãos com álcool a 70% (se as mãos não estiverem visivelmente sujas). Quando houver risco de contato com sangue, secreções ou membranas mucosas use luvas. Calce-as imediatamente antes do contato com o paciente e retire-as logo após o uso, higienizando as mãos em seguida. Quando houver risco de contato de sangue ou secreções, para proteção da mucosa de olhos, boca, nariz, roupa use óculos, máscara e/ou avental.
Descarte, em recipientes apropriados, seringas e agulhas, sem desconectá-las ou reencapá-las.
Precaução de Contato
Equipamentos como termômetro, esfignomanômetro e estetoscópio devem ser de uso exclusivo do paciente.
Precauções para Gotículas
Indicações : meningites bacterianas, coqueluche, difteria, caxumba, influenza, rubéola, etc.
Quando não houver disponibilidade de quarto privativo, o paciente pode ser internado com outros infectados pelo mesmo microrganismo. A distância mínima entre dois leitos deve ser de um metro. Se o paciente precisar ser transportado sempre utilizar máscara.
Precauções para Aerossóis
Mantenha a porta do quarto SEMPRE fechada e coloque a máscara antes de entrar no quarto.
Limpeza e desinfecção de superfícies das áreas internas
A fim de facilitar o processo de limpeza e desinfecção de superfícies em serviços de saúde, as áreas internas envolvem, dentre outras: Centro Cirúrgico; Salas Cirúrgicas; UTI; Emergências; Unidade Coronariana; Doenças Infecto-Parasitárias; Posto de Enfermagem; Berçários; Medicina Nuclear; Anatomia Patológica; Capela Mortuária; Centro de Material e Esterilização; Hemodiálise;