Antiflamatórios
Laura tem 33 anos, é portadora de diabetes e tem pelo menos um episódio de infecção urinária ao ano. Ela foi a uma unidade de saúde e queixou-se de dores nos flancos, ardência e dor ao urinar e febre. O médico prescreveu o medicamento Ciprofloxacino 500mg para ser tomado durante três dias. Para escolha do medicamento o médico levou em conta que a infecção poderia ser causada por Escherichia coli, bactéria que mais acomete o trato urinário. Ao sair do consultório, Laura perguntou a recepcionista como tomar o medicamento, e foi informada para tomar após as refeições, acompanhado de leite, e que se fosse necessário partisse o comprimido para facilitar a deglutição, Laura teve um episódio de anemia e está em uso o Hidróxido de Ferro.
01 – Considerando que E. coli é um bacilo gram-negativo e que a infecção de Laura foi causada por essa bactéria, como supôs o médico, o fármaco indicado seria eficaz?
02 - As infecções dadas pela recepcionista foram adequadas? Justifique.
O que você recomendaria com relação ao uso de alimentos?
03 – A posologia está de acordo com o diagnóstico? Justifique.
04 – O uso de Hidróxido de Ferro pode alterar a disponibilidade do Ciprofloxacino?
Você recomendaria a interrupção do uso do mesmo?
05 – Se Laura estivesse grávida o Ciprofloxacino poderia se usado? E se ela estivesse amamentando?
06 – De que maneira se dá o efeito bactericida do Ciprofloxacino?
07 – Se a bactéria for produtora de beta-lactamase o antibiótico seria ineficaz? Justifique.
08 – Uma vez que Laura é portadora de diabetes e têm infecções recorrentes, o que você sugeriria a ela com relação ao diagnóstico laboratorial?