Semin Rio Administra O De Opera Es
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
AMANDA PELINSARI CARNEIRO
HANNAH FLÁVIA MARTINS SILVA
JANE DE JESUS MACHADO
MONYQUE MASSON MESQUITA
PRODUÇÃO DE CHOCOLATE
BELO HORIZONTE
2013
AMANDA PELINSARI CARNEIRO
HANNAH FLÁVIA MARTINS SILVA
JANE DE JESUS MACHADO
MONYQUE MASSON MESQUITA
PRODUÇÃO DE CHOCOLATE
Trabalho disciplinar apresentado à disciplina Administração de operações do Curso de Administração, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, do Centro Universitário Newton Paiva.
Orientador:
Professor Claudiomiro Werner
BELO HORIZONTE
2013
INTRODUÇÃO
O chocolate é um alimento derivado da amêndoa fermentada e torrada do cacau. Consumido no mundo inteiro, é importante componente da indústria alimentícia, além de ter papel fundamental na economia de vários países do mundo. Segundo historiadores, o cacau era cultivado pelos índios, principalmente os Astecas, no México, e os Maias, na América Central. O cacaueiro era considerado sagrado. Suas sementes eram tão valiosas que chegaram a ser usadas como moedas. Nas cerimônias religiosas, o cacau torrado era servido com especiarias e mel.
Foi por meio do comércio realizado pelos conquistadores espanhóis que o chocolate chegou à Europa, acabando por se difundir pelo mundo todo. No início, foi considerado um alimento especial por seu valor nutricional e energético e somente mulheres, sacerdotes e nobres o consumiam em cultos da Igreja Católica. Por volta de 1700 as “Casas de Chocolate” começaram a competir com as “Casas de Café” em Londres.
Com a Revolução Industrial, a invenção de diversas máquinas tornou possível a produção em massa, além de fazer com que os produtos ficassem mais baratos. O mesmo aconteceu com a indústria do chocolate. O cacau foi se popularizando e se diversificando com a adição de outros ingredientes. Em 1828 o fabricante holandês Conrad van Houten descobriu um método de extrair a gordura