Antropologia
CURSO DE DIREITO DE PASSOS
A ANTROPOLOGIA JURÍDICA E A QUESTÃO AMBIENTAL
PASSOS (MG)
2014
A ANTROPOLOGIA JURÍDICA E A QUESTÃO AMBIENTAL
Trabalho apresentado no curso de graduação em Direito, da Universidade do Estado de Minas Gerais, como requisito para a obtenção de grau de Bacharel em Direito, na área de Antropologia Jurídica, turno matutino, 8º período.
Orientadora: Profa. Zaíra Oliveira
PASSOS (MG)
2014
INTRODUÇÃO
O meio ambiente é, atualmente, palco de debates mais discutidos em todas as nações do planeta, dada as ações humanas de forma desmedia junto ao meio ambiente.
A relação entre sociedade e meio ambiente vem se afirmando como uma das principais preocupações e a sadia qualidade de vida está diretamente ligada ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, já que este “compartilha” o dano sofrido com a coletividade. A antropologia nasceu sobre questionando a transformação antrópica que diferentes sociedades produziram em seu ambiente, sobre a continuidade e diferença da espécie humana em relação aos demais seres vivos, e sobre o lugar da consciência na evolução social. A antropologia é valiosa para aqueles que pretendem construir uma sociedade mais sustentável. Uma vez que produz informação e conhecimento crítico acerca dos significados das atitudes perante o meio natural de humanos modernos e a antropologia ainda contribui para o estudo das relações entre cultura e ambiente. E nesse contexto, tratar-se-á a seguir a antropologia jurídica e a questão ambiental.
A ANTROPOLOGIA JURÍDICA E A QUESTÃO AMBIENTAL
A antropologia é uma ciência que tem como objetivo o estudo aprofundado do ser humano, abrangendo o homem e a humanidade em todas as suas formas. A palavra Antropologia deriva das palavras gregas antropos (humano, ou homem) + logos (pensamento ou razão). O estudo sobre o homem e o seu comportamento social ocorre desde a Antiguidade Clássica, porém