exxon valdez
O presente ensaio surge no âmbito dos temas apresentados no módulo de teorias de sistemas de educação tais como: os paradigmas das ciências e seus efeitos na composição dos campos científicos, a evolução dos paradigmas, teoria de Habermas, teoria de Luhmanne e outros temas de extrema importância.
Dos vários temas abordados neste módulo, interessa-me fazer uma análise crítica sobre teoria de Habermas, no que concerne a aplicabilidade desta teoria para actualidade, reflectir sobre os aspectos tratados na sala sobre tais teorias de conhecimentos.
Definição de conceitos
Razão: `` é capacidade da mente humana que permite chegar as conclusões a partir de suposições o premissas `` .(www:« URL:http://www.infopedia.pt/$modernidade»).
Sistema: ``é um conjunto de partes integrantes e interdependentes que conjuntamente formam um todo unitário com determinados objectivos e efectuam determinada função`` (Oliveira, 2003:35) citado por Mate.
Paradigma: `` conjunto de teorias, leis e concepção que formam uma explicação coerente de certos fenómenos ``. (Silva 1999, pág. 16)
Ciência: ``é uma forma de conhecimento que busca explicar e entender, em princípio a realidade ``. Gramazero%20%20revistaci20%c2%
Partindo desta ordem de ideia as pessoas interagem entre si e cooperam por meio de uma estrutura e tarefas organizativas próprias, a fim de alcançar certos objectivos preconizados pela mesma.
No campo da ciência diferentes disciplinas científicas interagem a fim de desvendar sobre os mais diversos fenómenos transformando-os em objectos de pesquisa científica.
Na formação do conhecimento cientifico constroem tradições de reflexão sobre ciência envolvendo a validade dos seus fundamentos e a relação que ela estabelece com o contexto em que esta inserido.
A designação da ciência vária concepção de cada autor e cada momento.
A título de exemplo, na idade média a ciência baseava-se na razão e na fé e ´´sua principal finalidade era compreender o significado das