Exxon valdez
Um petroleiro de transporte é um navio projetado para o transporte de petróleo a partir de um campo de petróleo off-shore. É equipado com off-loading equipamento compatível com o campo de petróleo em questão. A fim de se aproximar do campo de petróleo e para manter a posição em relação ao campo de tais navios são normalmente equipados com dois ou três impulsores de proa e de popa propulsores. Em alguns casos, a funcionalidade DP é usado para manter o tanque em posição. Além disso aba lemes e hélices de passo controlável são muitas vezes utilizados para aumentar a sua capacidade de manobra de baixa velocidade. Geralmente, estes navios têm um comprimento entre 230m e 270m e tem um coeficiente de bloco alto.
Suas característica:
São os navios para transporte de petróleo bruto e produtos refinados (álcool, gasolina, diesel, querosene, etc.). Se caracterizam por sua superestrutura a ré e longo convés principal quase sempre tendo à meia nau uma ponte que vai desde a superestrutura até a proa. Essa ponte é uma precaução para a segurança do pessoal, pois os navios tanques carregados passam a ter uma pequena borda livre, fazendo com que no mar seu convés seja "lavado" com freqüência pelas ondas.
Prefácio O relatório que se segue descreve todas as sínteses, análises e decisões tomadas pelo grupo formado por Leandro Ramalho e Marcos Kuznicki durante o desenvolvimento do navio aliviador para a matéria Projeto de Navio III.
Durante o desenvolvimento do projeto, algumas etapas são repetidas por vezes, fazendo com que o navio fique mais aprimorado a cada repetição. Isso nos fez optar pela apresentação de um relatório cronológico com base na metodologia aplicada. A cada nova síntese ou análise a mesma será explicada e, quando se repetir num novo ciclo, será somente referenciada. Introdução Navios Aliviadores O navio Aliviador é uma embarcação usada para escoar a produção de petróleo ou gás de unidades de produtoras Off-Shore quando não se