Extração sólido-líquido
Engenharia Química
Química Geral e Experimental III
Extração Sólido-Líquido
Data de Entrega: 27/10/2012 Componentes do grupo:
Hugo Leonardo Baldini Medeiros R.A: 102966
Kauana Martins Iglesias R.A: 101393
Daniel Henrique Parisi Zampieri R.A: 102814
João Antonio Farinelli Garcia R.A: 104649
Introdução
A transferência de massa é utilizada para denotar a transferência de um componente em uma mistura de uma região onde há alta concentração, para outra região onde há baixa concentração.
As indústrias transformadoras, frequentemente necessitam decompor misturas nos seus respectivos componentes, se tem assim uma transformação física como base para o processo de separação. Desta forma a destilação fracionada depende das diferenças de volatilidade, a absorção de um gás e das diferenças de solubilidade dos gases em um absorvente seletivo, de modo semelhante a extração líquido-líquido baseia-se na seletividade de um solvente líquido imiscível para um dos constituintes da mistura.
A extração sólido-líquido tem uma relação particular com a extração líquido-líquido, pois é uma operação que geralmente visa transferir um componente líquido presente em um sólido através de um solvente que é colocado em contato com o sólido, sendo o solvente miscível com esse componente líquido, para o processo ter mais eficiência o sólido é geralmente triturado, aumentando assim a área de contato com o solvente.
Este processo é bastante empregado na extração de óleos vegetais, como o da semente de amendoim, soja, milho e girassol. A extração também é aplicada a biotecnologia e ao processamento de alimentos, realizando a separação do açúcar da beterraba com água quente.
Na indústria farmacêutica, muitos produtos são obtidos por meio da extração sólido-líquido de raízes de plantas, talos e folhas.
A operação de extração sólido-líquido, também é aplicada em materiais orgânicos e inorgânicos. Muitos metais importantes são encontrados