Extração do Óleo da Gordura e Produção de Sabão
RELATORIO DE TECNOLOGIA DE PROCESSOS INDUSTRAIS
BANCADA 01 – TURMA A
ANA FLÁVIA – Nº01
ANDRÉA – Nº02
DAIANE MENDES – Nº 04
EDSON – Nº 05
EDUARDO JESUS – Nº06
JACAREÍ
2014
Data: 18/10/2014
1. TÍTULO: Extração do Óleo da Gordura e Produção de Sabão
2. OBJETIVO:Extrair o Óleo da Gordura animal e Produzir sabão a partir do Óleo da gordura animal com Soda Caustica
3. INTRODUÇÃO: O NaOH também conhecido como Soda caustica, é muito utilizado nas industrias, principalmente como base química, na fabricação de diversas coisas como tecidos, papel, detergente, alimentos e biodiesel.
A Soda caustica muito utilizado no uso doméstico para desentupimento de pia e ralos, pois dissolve gorduras e sebos. Seu uso é altamente corrosivo, podendo causar queimaduras devido pela sua alta reatividade.
A Soda Caustica (base forte) também é utilizada na fabricação de sabão caseiro, juntamente com o Óleo de cozinha (ácido graxo) que resulta em um álcool e um sal de ácido graxo (sabão). Como também o uso de gorduras animais na substituição do óleo de soja colabora para a redução de impactos ambientais, evitando o destino impróprio dos resíduos que não são processados e descartados corretamente.Em média, a cada ano, são produzidos no Brasil 2,5 milhões de toneladas de gordura provenientes do abate industrial de aves, bovinos e suínos. Podem ser aproveitados resíduos como o sebo bovino, a banha do porco e óleo de aves, peixes e mocotó.
4. MATERIAIS E MÉTODOS:
4.1) Vidrarias Utilizadas:
Extração do Óleo
1) Becker de 1000ml
2) Faca
3) Tripé
4) Tela de Amianto
5) Bico de Bunsen
6) Panela
Preparação do Sabão 1) Becker de 100ml 2) Becker de 250ml 3) Proveta de 10ml 4) Bastão de Vidro 5) Óleo da Gordura Animal (Ácido Graxo) 6) Álcool Etílico 7) Soda caustica (NaOH)
4.2) Equipamentos: 1) Chapa de Aquecimento: é um equipamento no