Extra de óleo fixo e produção de sabão
Ailton Queiroz da Silva
Adriana Ferreira
Ananda Luíza
Robert Reis
EXTRAÇÃO DE ÓLEO FIXO
E PRODUÇÃO DE SABÃO
Botânica Econômica
São Paulo, Abril de 2014.
1. Introdução
Existem dois tipos de óleos, os fixos e os voláteis. Os óleos voláteis (ou essenciais) são aqueles que ao entrar em contato com o ar, sofrem volatilização. Geralmente este tipo de óleo possui aroma intenso. Na extração de óleos essenciais, o método a ser utilizado deve ser bem escolhido antes de ser aplicado, em que deve levar em conta o tipo de matéria prima, qualidade desejada do produto final e tempo de extração. Já os óleos fixos nunca se evaporam ou volatilizam completamente, pois são misturas de substâncias lipídicas obtidas normalmente de sementes. A principal diferença dos óleos fixos é a sua volatilidade.
Os óleos essenciais são originados do metabolismo secundário das plantas e possuem composição química complexa, destacando-se a presença de terpenos e fenilpropanóides (Gonçalves et al., 2003; Silva et. al., 2003). Os óleos essenciais constituem os elementos voláteis contidos em muitos órgãos vegetais, e, estão relacionados com diversas funções necessárias à sobrevivência vegetal, exercendo um papel fundamental na defesa contra os micro-organismos (Siqui et al., 2000).
A planta produz óleos essenciais nas seguintes partes: flores, cascas de frutos, folhas e pequenos grãos, raízes, casca de árvore, resinas da casca e sementes.
Os produtos utilizados comumente para a fabricação do sabão são o hidróxido de sódio ou potássio (soda cáustica ou potássica) juntamente com óleos ou gorduras animais ou vegetais. Óleos se diferenciam de gorduras pelo estado físico em que ele se encontra na temperatura ambiente, sendo o óleo na fase líquida e a gordura solidificada. O processo de saponificação é bastante simples, e ficou ainda maior depois da industrialização.
2. Objetivo O objetivo desse procedimento foi extrair óleo do