Inovacao e sustentabilidade na empresa Resol ltda
A atividade interdisciplinar VI tem como tema: “Inovação e Sustentabilidade”. A questão ambiental vem sendo tratada de forma global, o uso responsável através do conceito de desenvolvimento sustentável busca fundamento no relatório de Brundtland (1987) que o define como um desenvolvimento que satisfaça as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer as suas. Visando esse contexto, o curso de Administração vem focalizar essa tendência como alternativa para o crescimento sustentável das economias. Para tanto é necessário o uso da criatividade e do espírito empreendedor dos administradores.
Muitos estabelecimentos comerciais (restaurantes, bares, lanchonetes, pastelarias) e residências jogam o óleo comestível (de cozinha) usado na rede de esgoto. Segundo Alberici & Pontes (2004), o óleo mais é leve que a água, fica na superfície, criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática, os fitoplânctons. Além de gerar graves problemas de higiene e mau cheiro, a presença de óleos e gorduras na rede de esgoto, causa o entupimento do mesmo, bem como o mau funcionamento das estações de tratamento. Para retirar o óleo e desentupir, são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa. Além de causar danos irreparáveis ao meio ambiente constitui uma prática ilegal punível por lei.
Neste contexto, já é possível identificar algumas iniciativas para reciclagem de óleo comestível usado no Brasil, dentre as quais daremos destaque para a fabricação de sabão liquido (detergentes). Sobre a fabricação de sabão de óleo de cozinha usado, encontrou-se registro da empresa Recolhimento de Óleos (RESOL), responsável pela coleta e o processamento do óleo. Neste sentido, a questão se resume na conscientização de comerciantes e da população em geral da importância em preservar o meio ambiente.
Procurando