Responsabilidade socio ambiental
O presente trabalho trata de responsabilidade ambiental que vem tendo uma importância para a economia global, desde 1962 conforme descrevemos nos Fatos Históricos.
O trabalho teve objetivo geral e especifico analisando a empresa GREIF Embalagens Industriais S.A. Buscou-se mostrar como a empresa GREIF se comporta em relação ao meio ambiente, com suas práticas do dia-a-dia, tais como a questão dos 4R´S (redução, reuso, recuperação e reciclagem) por ela utilizada em sua produção de embalagens plásticas.
O objeto de estudo esta baseado nas ações de responsabilidade ambiental praticadas nas onze unidades fabris distribuídas no Território Nacional, porem, a pesquisa é limitada a fabrica localizada em Osasco, SP.
Fatos Históricos conforme site da ONU
Desde 1962 tem ocorrido fato que expomos a seguir:
Pode-se dizer que o movimento ambiental começou séculos XIX, como uma resposta à industrialização. O movimento ambientalista ganhou novo impulso em 1962 com a publicação do livro. “A Primavera Silenciosa” de Carson Rachel.
Em 1969, a primeira foto da Terra vista do espaço tocou o coração da humanidade com a sua beleza e simplicidade, no ano de 1972 a ONU convocou a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia). O evento foi um marco e sua Declaração final contém 19 princípios que representam um Manifesto Ambiental. Em 1983, o Secretário-Geral da ONU convidou uma médica, que sua visão da saúde ultrapassa as barreiras do mundo médico para os assuntos ambientais e de desenvolvimento humano. Em abril de 1987, a Comissão Brundtland, como ficou conhecida, publicou um relatório inovador, “Nosso Futuro Comum” – que traz o conceito de desenvolvimento sustentável para o discurso público.
As amplas recomendações feitas pela Comissão levaram à realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que colocou o assunto diretamente na agenda pública, de uma maneira nunca antes feita. Realizada no Rio de