PmaisL
(P+L) em Fiações Têxteis
Taís Larissa da Silva1 (CESUMAR) – tais.silva@cesumar.br
Rubya Vieira de Mello Campos2 (GPMAgro, DEP/FECILCAM - UEM) – rubyadmc@hotmail.com
Resumo: A indústria de confecções se destaca como indústria poluidora, apresenta uma elevada diversificação de fluxos produtivos, matérias-primas e produtos químicos utilizados.
O estudo tem como objetivo apresentar alternativas de aplicação de práticas de Produção
Mais Limpa (P+L) em fiações têxteis, cujas produções baseiam-se na fabricação de fios de fibras naturais e químicas. . Para tanto, realizou-se um estudo de caso, com coletas de dados no processo de produção, analisados de forma predominantemente qualitativa. De acordo com análise dos processos e dados, pôde-se verificar que as indústrias deste ramo podem gerenciar seus resíduos de forma prática e rentável, alcançando possível retorno financeiro, redução de custos e ainda menores impactos ao meio ambiente.
Palavras-chave: Reciclagem; Resíduos Sólidos; Reprocessamento.
1. Introdução
Durante muito tempo o setor industrial, de forma geral, não se preocupou com a destinação dos resíduos gerados em suas unidades fabris e falava-se muito pouco em desenvolvimento sustentável. Nos dias atuais, onde se configura grande competitividade, a busca por um desenvolvimento sustentável faz toda a diferença, tanto economicamente como pela construção da imagem frente á sociedade.
Uma preocupação que tem sido mencionada atualmente, é que nas indústrias ocorre o esgotamento dos recursos naturais, bem como o esgotamento da capacidade da biosfera em absorver os resíduos.
A área de confecções destaca-se entre as indústrias como poluidora, pois esta possui tanques com resíduos de tintas; por exemplo, bem como o gás carbônico emitido pela caldeira. Os resíduos são vistos como desperdícios. Já a poluição é identificada como perda no processo produtivo, o que pode ser resultado de