PmaisL
A poluição na maioria dos casos resulta da perda de matéria prima ou energia, com indesejáveis efeitos diretos sobre os custos de produção das empresas. Todos os resíduos gerados por uma empresa custaram-lhe muito dinheiro, pois foram comprados a preço de matéria prima e consumiram insumos como água e energia. A produção mais limpa tem como princípio básico a eliminação da poluição durante o processo de produção e não no final. Ela deve estar no centro do pensamento estratégico de qualquer organização, trazendo benefícios econômicos evitando perdas quase sempre danosas ao meio ambiente e ainda a redução de custos o que por sua vez influencia a posição competitiva do negocio, a harmonia da imagem da empresa com a comunidade também reforça a posição competitiva.
O aumento da geração de resíduos devido ao crescimento e a diversificação das atividades produtivas, os órgãos ambientais passaram a exigir das empresas licenças ambientais para o seu funcionamento e o controle e tratamento de seus resíduos.
Com a percepção das vantagens inerentes à mudança de procedimentos e atitudes em relação à preservação do meio ambiente e quanto aos riscos para a sustentabilidade das gerações futuras, é o ponto de partida da produção mais limpa.
No entanto com o passar do tempo as empresas verificaram que o custo de tratar seus resíduos aumentava na mesma proporção do seu aumento de produção, daí surgiu a idéia de tratar os resíduos durante seu processo produtivo
Conceito A aplicação continua de uma estratégia ambiental de prevenção da poluição na empresa, focando os produtos e processos, otimizando o emprego de matérias primas, de modo a minimizar a geração de resíduos, redução de riscos ambientais é a base para o conceito PmaisL. Para a identificação de oportunidades de melhorias que levam em conta aspectos técnicos, ambientais e econômicos são realizados balanços de massa e de energia onde serão definidos indicadores para monitoramento.