Lubrificação
Recife, 2013
Wellington P. Silva
Genivaldo
Clodomir de S. Felipe
Davi
“LUBRIFICAÇÃO”
ᄃ
Recife, 2013
Sumário
1.INTRODUÇÃO 1
A ORIGEM DO PETRÓLEO 2
LUBRIFICANTES TIPOS E APLICAÇÕES 5
Classificação dos lubrificantes 7
VISCOSIDADE. 9
ADITIVOS. 12
Planejamento de lubrificação 13
Acompanhamento e controle 15
Graxas 16
Tipos de Graxas por composição e suas aplicações. 17
Graxas de Sabão Metálico. 18
Aditivos para Graxas. 21
CONSIDERAÇOES FINAIS 23
REFERÊNCIAS 24
Anexos. 26
1. INTRODUÇÃO
Embora as substâncias usadas como lubrificante não sejam, necessariamente, produtos derivados do petróleo, o seu emprego e tão comum que se torna praticamente impossível deixar de associar a ideia de lubrificação ao petróleo.
Assim, inicialmente, forneceremos algumas informações sobre a origem do petróleo, como se dá a sua obtenção e propriamente dito o produto utilizado para a lubrificação: o óleo lubrificante e a graxa, como também as lubrificações a seco.
Naveguemos no mundo das informações, buscando o ponto central da formação dos lubrificantes, tanto os de origem minerais, animais e os sintético, entendendo o seu desempenho e a principal função. Para um raciocínio rápido, como seria o comportamento em qualquer componente de uma maquina e em todo os processos, sejam fabris e ou de serviços, sem este ingrediente.
Produtos que vem atualmente se evoluindo para adequar-se aos maquinários industriais e automotivos devido a sua estrutura ser mais aceitável a aditivos que melhoram suas propriedades, otimizando sua qualidade e efeitos na eliminação dos atritos que surgem durante o movimento dos componentes dessas maquinas.
Então vamos aos estudos.
A ORIGEM DO PETRÓLEO
Petróleo é uma substância densa e mais leve que a agua sendo provável mente de origem de restos de vida aquática animal e vegetal acumulado no fundo dos oceanos e coberto por