lubrificação
LUB
Lubrificação
Lubrificação
LUB
Leonardo Vieira
Engenheiro Mecânico, UFMG
MSc – Processos de Fabricação, UFMG
Pós Graduação em Marketing, PUC Minas leoav@ig.com.br LUB
PETRÓLEO - INTRODUÇÃO
Lubrificação
Petróleo:
Origem da Palavra: Latim Petra (pedra) + Oleum (óleo)
Definição Genérica:
Mistura líquida de compostos orgânicos e inorgânicos em que predominam os hidrocarbonetos, desde os alcanos mais simples até os aromáticos mais complexos.
Definição ASTM :
(American Society for Testing and Materials)
“O petróleo é uma mistura de ocorrência natural, consistindo predominantemente de hidrocarbonetos e derivados orgânicos sulfurados, nitrogenados e/ou oxigenados, o qual é, ou pode ser, removido da terra no estado líquido”.
LUB
A ORIGEM DO PETRÓLEO
Lubrificação
Teoria Inorgânica:
O Petróleo teria sido produzido no interior da crosta terrestre devido a elevada temperatura e pressão sobre os minerais, polimerizando o metano, resultando na combinação do carbono e o hidrogênio em hidrocarbonetos mais complexos.
LUB
A ORIGEM DO PETRÓLEO
Lubrificação
Teoria Orgânica:
Supõe-se que os rios que carrearam os sedimentos que resultaram na formação das rochas sedimentares, também transportaram grandes massas de plantas e animais microscópicos que após se juntarem com grandes volumes de plânctons, pequenas plantas e outros seres microscópicos existentes nos mares, assentaram no leito marinho, sendo posteriormente cobertos pelos sedimentos. Nessas condições e com o passar de milhões de anos, sob a ação da pressão das camadas que continuaram a se depositar, da ausência de ar, da temperatura e ação bacteriana, a matéria orgânica aprisionada transformou-se em compostos de hidrocarbonetos. LUB
A ORIGEM DO PETRÓLEO
Lubrificação
Teoria Orgânica:
LUB
A ORIGEM DO PETRÓLEO
Lubrificação
A formação de uma acumulação de petróleo em uma bacia sedimentar requer a