TRABALHOS
Aluno (a): Ana Francisca RESENHA SOBRE TEORIA E PRATICA DO JOGO E LASER
A palavra jogo ela possui uma amplitude de significados como, por exemplo, nossa vida é um jogo. A vários tipos de jogos, como jogos de raciocínio lógicos, jogos de palavras, jogos de lazer entre outros. O jogo é um universo muito bem compreendido pelas crianças e, ao, mesmo tempo é um fenômeno extremamente complexo. Os estudiosos da educação tem uma preocupação intensa com o fenômeno jogo. Já a Educação Física tem interesse pelos jogos em si, com sua utilização, muitas vezes, quase que despreocupada.
Muitos autores teceram considerações extremamente ricas. Talvez a mais famosa conceituação embora às vezes contestada seja a de Huzinga (1980). “ O jogo é uma atividade ou ocupação voluntaria, exercida de dentro de determinados limites de tempo e de espaço, com regras livremente consentidas, mas obrigatórias, envolvendo vários sentimentos de tensão em acabar logo o jogo quando você esta ganhando e de alegria por ser o ganhador, diferente da “vida cotidiana”.
“O jogo é uma categoria maior, uma metáfora da vida, uma simulação lúdica da realidade que se manifesta que se concretiza quando as pessoas fazem esporte, quando lutam, quando fazem ginastica, ou quando as crianças brincam”.
Segundo Caillois (1990), alguns princípios podem ser verificados no jogo: ser regrado, prazeroso, estar fora da realidade, sem obrigação, absorvente, possuir tempo e lugar próprios, etc. O jogo possui a ideia de limites, liberdade e invenção. O jogo é um papel vital na historia da autoafirmação da criança e na formação da sua personalidade. Os jogos e brincadeiras são muito associados á criança, embora que seu uso restringe a esta idade. Integrantes da terceira idade passaram a ver nos jogos possibilidades de bem estar tanto nos jogos de lazer quanto nos lógicos.
Piaget (1975) fez uma interessante classificação dos jogos ele os dividiu-os em Jogos de Exercício, Jogo Simbólico,