oleos vegetais
A extração pode ser feita por meio de outras partes das plantas, mas em sua maioria é extraído exclusivamente das sementes. Os óleos provenientes de frutos são conhecidos como azeites como por exemplo o óleo da azeitona e o de dendê. Os óleos e gorduras vegetais e animais são substâncias insolúveis em água.
A utilização do óleo é antiga. Há mais de 6 mil anos, o homem já utilizava o óleo de oliva para se proteger do frio, quando estes passavam o óleo no corpo. A partir daí novas utilizações foram dadas ao óleo no aquecimento, na iluminação, com biodiesel, na medicina, perfumaria e até mesmo na produção de sabão artesanal.
O óleo vegetal também é utilizado na cozinha, que há anos atrás foi substituído pelas gorduras sólidas de origem animal, que são utilizadas mas não com a mesma intensidade, por serem totalmente prejudiciais à saúde.
Como combustível, o óleo vegetal é considerado uma alternativa ambientalmente correta, pois sua queima não libera gases poluentes e também por ser uma fonte totalmente renovável. Além disso, é uma opção que traz não só benefícios ecológicos, como também sociais e econômicos.
Porém, mesmo com todos as vantagens oferecidas, é importante lembrar que se descartado de forma incorreta, torna-se altamente prejudicial ao meio ambiente. Portanto, é fundamental saber quais os riscos oferecidos e a melhor forma de reciclá-lo.
Tipos de Óleos
Existem três tipos de óleos: Vegetal, Animal e Mineral.
Óleo Vegetal
O vegetal é uma gordura vinda das plantas oleaginosas, predominantemente das sementes. Assim como todos os outros tipos de gordura, os óleos vegetais nada mais são do que ésteres de glicerina e uma mistura