óleo Vegetal
Uma pesquisa realizada aponta que cada habitante produz em média 1 kg de lixo por dia. Lixo que não tem o destino correto para degradação, desembocando nos lixões a céu aberto ou nos rios e mananciais.
Dentre tantos dejetos despejados na natureza, o óleo de cozinha é um dos maiores poluidores das águas quando jogado na pia de cozinha. Um litro de óleo polui até um milhão de litros de água, impermeabiliza o solo, impedindo o crescimento de plantas que dependem dos rios. Além de tudo isso o óleo de cozinha também cria uma camada na superfície da água, que impossibilita a passagem dos raios solares afetando a oxigenação da água matando as espécies aquáticas.
1.1 O que é o Óleo vegetal?
O óleo vegetal é uma gordura extraída das sementes de plantas formadas por triglicerídeo. Pode ser produzido através da extração química, utilizando extratos de solventes, obtendo assim uma maior quantidade por um método mais rápido e barato. Ou através da extração física, a qual não recorre a solventes, que é feita através de processos mecânicos, onde é mais comum Europa.
1.2 Quais os danos que o óleo pode causar no meio ambiente?
O óleo usado, frequentemente despejado nas pias (onde as residências são responsáveis por 70% do óleo descartado de forma inadequada) é considerado um grande inimigo quando o assunto é tratamento de água e esgoto encarecendo pelo menos 45% do processo. Para se ter um parâmetro, 1 litro de óleo é responsável pela poluição de 1 milhão de litros de água. O óleo e a gordura utilizados em frituras não se misturam com a água, pois são insolúveis se descartado inadequadamente causam entupimento das tubulações da própria residência