Oleo vegetal
O termo ÓLEO refere-se a uma classe de substancias que, por convenção, deve apresentar-se no estado liquido e viscoso nas condições ambientes de temperatura e pressão ao nível do mar. Os óleos são hidrofóbicos (são imisturável com a água) e lipofílicos (misturável com outros óleos). Entre as origens dos óleos, temos a vegetal, animal e mineral.
O óleo vegetal é uma gordura extraída de plantas formada por triglicerídeo. Apesar de, em principio, outras partes das plantas poderem ser utilizadas na extração de óleo, são impróprios para consumo humano, como: óleo de colza, algodão ou rícino.
O óleo vegetal é muito utilizado para a culinária, Porém pode ser utilizada para a pintura, cosméticos, iluminação e para uso industrial.
Como todas as gorduras, os óleos vegetais são ésteres de glicerina e uma mistura de ácidos gordos e são insolúveis em água, mas solúveis em solventes orgânicos.
O óleo mineral é um produto secundário derivado da destilação do petróleo no processo de produção de gasolina. É um óleo transparente, incolor e quimicamente inerte. E um produto de baixo custo, produzido em grandes quantidades.
Existem óleos minerais de grau técnico e de grau medicinal. Possui diversas aplicações, como: óleo para refrigeração e isolamento de transformadores elétricos de potência; para transporte e armazenagem de metais alcalinos (evitando a reação destes om a umidade atmosférica); como laxante (ao lubrificar as fezes e não permitindo a absorção excessiva de água no intestino); como hidratante (em cremes e loções), lubrificante, etc. é também usado em forma de emulsão (mistura de água, sabão e óleo mineral) no combate a pulgões e colchonilhas em plantas.
Nosso proposito nesse projeto é falar exclusivamente do óleo vegetal, mostrar todo o processo da gestão do mesmo, desde a sua fabricação até o destino final a reciclagem.
2.0 FABRICAÇÃO DO ÓLEO VEGETAL
No Brasil o óleo vegetal mais consumido de longe é o de Soja(anexo 1). Por isso, vamos